Produção sustentável

3R Ao passo que o ser humano desenvolveu sua tecnologia nestes últimos dois século, mais e mais destruímos a nossa verdadeira casa, o planeta Terra. Hoje vemos governos e organizações internacionais gastarem cada vez mais para frear este movimento. O mais interessante é que estamos desenvolvendo ainda mais nossas tecnologias para fazer o movimento inverso, beneficiar a Natureza.

O passo mais simples é a utilização do 3R, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Isso pode começar em casa e vir a se tornar uma exigência civil ao governo de nosso país. Evidência disso é o Brasil ser líder mundial de reciclagem de latas de alumínio e garrafas pet. Mas como fazer melhor? Afinal de contas, nossas indústrias de energia denigrem a Natureza, nosso lixo é estocado, nossa carne é produzida em excesso e com nenhuma ética, etc.

De início devemos estimular o governo a produzir energia de forma sustentável, como energia solar e eólica. Para fazer isso, acredito eu, devemos mostrar que não estamos mais satisfeitos com o atual sistema, desenvolver em nossas próprias casas mecanismos de captação de energia irá diminuir a quantidade total utilizada pelo Estado, diminuindo consequentemente o lucro que a energia dá.

Quando afetamos o bolso do Estado, tudo muda, pois ele precisa de capital para sobreviver. Mas isso só funcionaria quando o assunto é energia? Não, isso pode funcionar para todas as estruturas que de alguma forma afetam os bens Naturais do mundo. A indústria de aceleração de plasma pode servir para queimar o lixo até levar toda a matéria ao estado físico do plasma. Isso além de reduzir uma tonelada de lixo em 2,5 kilos de material reaproveitado, torna todo o resto em energia. Nem preciso falar dos enormes benefícios que isso pode causar né?! Os mais ilustres são a própria produção de energia, recuperação do solo das regiões de lixão, despoluição de lençóis freáticos, etc. Sem contar com o benefício no bem estar social que isso pode trazer para as regiões de moradias em torno dos lixões. Também podemos utilizar tecnologia ecológica na indústria agrícola (como a hidroponia), na agropecuária e inclusive na indústria farmacologista (reaproveitamento dos detritos).

O que precisamos para acontecer isso? Seria um sonho social? Não, podemos fazer isso exigindo ao governo uma mudança na economia e tentar, de início, transformar o nosso sitema de produção de linear para cíclico. Devemos começar o trabalho em casa e nos organizar em associações e outros grupos para que, mesmo que se tivermos que retirar o lucro do Estado, este passe a adotar medidas econômicas ecológicas. Apoiar ONG´s sérias e estimular ao próximo esta forma de pensamento é um início.

Que possamos debater, pensar e encontrar medidas práticas em pró de um sistema econômico cíclico.

2 Response to "Produção sustentável"

  1. Eduardo says:

    Adorei o que vc escreveu!
    ^_^

    É bem por aí mesmo, esse consumo desenfreado tá acabando com o nosso amado planeta. Dà uma olhada nesse vídeo, tem umas idéias bem interessantes. http://www.unichem.com.br/videos.php

    É dublado, acho q tem uma versão legendada no you tube caso prefira, mas a dublagem não está ruim não.

    Grande abraço !!!!

    recantodoopositor says:

    É mais do que necessário enfatizar esta questão. Em países da Europa muito já está sendo feito e a divulgação das formas de produção visando sustentabilidade vêm caminhando aos poucos, promovendo reais melhorias...Informação, de forma massiva,este é o grande lance.

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme